(61) 3347-0213
Home » Destaques » FEIRA NACIONAL: Segundo dia da Feira Nacional, promovida pela CAADF, discute o sistema OAB

FEIRA NACIONAL: Segundo dia da Feira Nacional, promovida pela CAADF, discute o sistema OAB

O segundo dia da “II Feira Nacional da Caixa de assistência dos Advogados Inclusão: Instrumento Social de Transformação”, que é realizada no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, teve início na manhã desta sexta-feira (26), com a presença do autor e diretor de teatro Odilon Wagner. O diretor trabalhou técnicas de comunicação para se portar de forma clara, objetiva e propícia. Em sua fala, Odilion explanou maneiras como o advogado pode lidar com situações impostas pela carreira.  

“O comunicador precisa ser compreendido por todos. Com o advogado, não é diferente, em algum momento, no tribunal ou com seu cliente, você vai precisar dominar técnicas para se comunicar. Conhecer a história do seu cliente e se conhecer, o que torna o processo de comunicação mais assertivo. Compreender quem somos e quem são os outros é essência da intercomunicação”, afirmou.   

Ainda segundo Odilon, a arte de se comunicar é um conjunto de hábitos que o interlocutor deve obedecer “Manter suas características pessoais, dominar seus defeitos, representar o papel que se adapta à situação, pensar no coletivo, se colocar no lugar do outro e acreditar na mensagem que  está reproduzindo são boas técnicas”, explanou. 

Sistema OAB 

Ainda pela manhã, foi apresentado o painel- Sistema OAB. O tema foi trabalhado pelo presidente da CAADF e da CONCAD, Dr. Ricardo Peres, pela presidente da OAB/ALDra. Fernanda Marinela de Sousa, e o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Luís Claudio Chaves. Pontos pertinentes e expressivos da instituição foram discutidos no encontro. 

Responsabilidade  

O Vice presidente do Conselho Federal da OABLuís Claudio, destacou em sua fala que a advocacia passa por um momento de mudanças e que o indivíduo que não acompanha esta evolução, se torna uma peça obsoleta do sistema. Mudanças estas, segundo ele, positivas. “A advocacia está sofrendo uma silenciosa, porém, profunda revolução. Comportamental, cultural e midiática. E nós, em quanto peças do sistema, possuímos uma grande responsabilidade”, afirmou. 

O preletor conclui seu discurso assinalando a importância da união da classe para superar os desafios impostos pela carreira. “Juntos, nós podemos vencer todos este desafio. Mas precisamos caminhar efetivamente unidos, OAB e Caixas, mesmo porque, o sistema é um só”, encerrou.  

Caminhar de mão dadas  

Em seu discursoa presidente da OAB/ALDra. Fernanda Marinela de Sousa, chamou á atenção para o posicionamento feminino dentro da organização e também explanou sobre a adjeção da classe para se manter fortalecida enquanto parte auxiliadora da sociedade. Ela chamou a atenção para o momento turvo que a sociedade brasileira tem vivenciado e como a instituição (OAB) pode auxiliar na resolução da crise. 

“É indispensável que todo sistema OAB se mantenha unido. Não teremos força para passar esta quadra atribulada se não estivermos de mãos dadas. Focados em um único objetivo: reconstruir a nossa nação”, avaliou. Ainda segundo a presidente, advogados como parte do sistema, carregam uma responsabilidade ainda maior. “Nós [advogados] como maiores conhecedores da Lei, temos a obrigação de dar uma resposta efetiva à população”, disse. 

A ocupação do público feminino dentro do Sistema OAB ainda é muito baixa, segundo a presidente. Se levado em conta a número de advogadas que estão subordinas à Ordem do Advogados do Brasil, os cargos que a mulher ocupa é extremamente baixo.  

“Em 85 anos de OABsó tivemos oito mulheres presidindo as seccionais do Brasil. O número é assustador. Nós não podemos ignorar, que, hoje, nós mulheres, já representamos 50% da advocacia brasileira, em algumas seccionais, já ultrapassamos este percentual, porém, este número não é refletido na gerência do sistema como um todo”, avaliou. 

Oportunidades 

O presidente da CAADF e da CONCAD, Dr. Ricardo Peres, fechou a série de palestras ministradas pela manhã no segundo dia de evento. O presidente explanou sobre os lados positivos de ser veiculado ao sistema OAB. “ A ordem oferece muitas oportunidades de relacionamento, elaboração de sociedade, compartilhamento e troca de experiência”, disse.

Ascom – CAADF