(61) 3347-0213
Home » Destaques » SOCIAL: CAADF leva serviços a maior loja de Rua da Capital Federal

SOCIAL: CAADF leva serviços a maior loja de Rua da Capital Federal

Mais de 300 pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade participaram do The Street Store

No último domingo (17/09), a Caixa dos Advogados do Distrito Federal CAADF participou da quarta edição da “The Street Store Brasília”. Neste ano, no stand da CAADF e da Seccional da OAB/DF, foram ofertados os serviços de massagem, assistência social e jurídica. A ação foi realizada na Praça da Cidadania, localizada no estacionamento do Teatro Nacional, voltado para a Esplanada dos Ministérios, das 09h às 13h.

O projeto tem como objetivo proporcionar um dia especial às pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade. A loja a céu aberto permite que elas entrem e escolhem, dentre as opções de doações, as peças de roupas, sapatos, acessórios, brinquedos como se estivessem comprando.

Além de ganharem roupas e sapatos, eles usufruíram dos outros serviços disponíveis no evento.  Jeovana Silva aproveitou para visitar o stand da CAADF e da OAB-DF para buscar uma assistência jurídica. “Estamos aqui desde o dia 6 de setembro, viemos em busca de emprego, mas precisamos de um lugar para ficar.”, disse a jovem, que saiu de Tucuruí/PA para Brasília e, desde então, vive nas ruas da capital federal.

Júlio Cesar, que também participava da ação, preferiu desfrutar dos serviços ofertados pela massoterapeuta. “Há muito tempo que não faço uma massagem, estou até me sentindo mais leve” afirmou.

Para a coordenadora do projeto de prevenção à violência e ação social e membra da Comissão de Ciências Criminais da OAB-DF, Dra Ana Izabel Gonçalves de Alencar, a Street Store é importante para dar dignidade e oportunidade às pessoas em situação de rua. “Desde o primeiro ano que participamos desse evento e percebemos que a quantidade de indivíduos nessa situação é bem maior se compararmos com anos anteriores, pois hoje temos famílias inteiras morando nas ruas”, lembrou a doutora.

De acordo com Marcela Nóbrega, responsável pelo evento em Brasília, desde 2015, a parceria firmada com a CAADF permitiu a agregação de outros serviços. “A ideia original é ter a loja, mas queríamos que essas pessoas tivessem acesso a outras atividades, e de fato elas pudessem realmente aproveitar o dia”, enfatizou.

Para a voluntária Maria Regina, o evento lhe proporcionou uma experiência única. “É gratificante! Enquanto estou aqui proporcionando um momento de descontração, eu vou conhecendo um pouco da realidade deles e isso me faz refletir melhor sobre a vida”, expressou a massagista.

A 4ª edição do Street Store Brasília contou serviços médicos, corte de cabelo, cabine de banho, massagem, assistência social e jurídica. Além da loja entrega, tiveram refeições, muita música e pintura de rosto para as crianças.

O projeto

O projeto “Street Store” iniciou apenas como “loja na rua” em Dezembro de 2015, tomou forma e ganhou força no Distrito Federal. Ao todo, mais de 3 mil pessoas já foram assistidas. Com o diferencial de promover acesso à CULTURA, à ASSISTÊNCIA E à EDUCAÇÃO, o The Street Store DF vai até àqueles que mais precisam em periferias do DF e locais onde estão pessoas em situação de rua. Proporciona atendimento humanizado e serviços gratuitos de forma criativa sem fins lucrativos visando o bem-estar do próximo e a igualdade social. +320 voluntários já participaram do projeto desde 2015 e 05 regiões já foram beneficiadas.

Ascom – CAADF