(61) 3347-0213
Home » Destaques » Pedal Legal: Etapa Samambaia promove segurança e diversão

Pedal Legal: Etapa Samambaia promove segurança e diversão

Mais de 100 ciclistas participaram 

Mais um Pedal Legal ganhou as ruas do Distrito Federal, na noite dessa quarta-feira (15). Os ciclistas se concentraram na subseção da OAB de Samambaia, com muita música e uma mesa de frutas para saírem bem preparados. 

Num percurso de 10,4 km, mais de 100 participantes pedalaram com muita disposição e animação pela cidade. Com o apoio do Detran e da Policia Militar do 11º Batalhão, o passeio foi feito com segurança e de livre tráfego, nas áreas que não dispunham de ciclovias. 

O advogado Francisco Charles conta que pedala há oito anos e os benefícios são inúmeros como a perda de peso e ganho de disposição. Para ele, o Pedal Legal é uma grande iniciativa. “A importância desse evento é que desperta na comunidade e nas autoridades a necessidade de ciclovias em toda a cidade. O trânsito está inchado e precisamos mudar isso porque vai chegar um tempo que não caberá mais carros nas ruas. Então o ciclismo leva a importância de uma mobilidade sustentável tanto para a questão de infraestrutura, quanto para a saúde dos cidadãos”, declara. 

O Pedal Legal tem mostrado a integração entre subseções e a comunidade. Ronaldo Rodrigues pedalou com esposa, o filho e o irmão. Ele comenta que sempre gostou de pedalar e há três anos o esporte mudou a vida dele: “Eu jogava bola e tomava pancada e amanhecia com dor, todo roxo. No pedal não, você pedala hoje e fica ótimo. No dia que não pedalo, parece que fico doente”, conta. Para ele o evento é importante porque une as equipes e torna a causa dos ciclistas, de respeito no trânsito, mais forte: “É muito bom esse contato porque você passa a conhecer outras pessoas, faz novas amizades e todo mundo vira uma grande família”, disse. 

“O ciclismo é um esporte que proporciona só benefícios, é capaz de tirar uma pessoa da depressão”, quem afirma é Cida Santos, líder do grupo Giro Livre. Ela conta que antes do pedal enfrentava alguns problemas: “Pedalo a quase um ano e tudo mudou na minha vida. Eu tomava remédio de tarja preta e não tenho vergonha de falar. Eu achava que a depressão era uma coisa de gente fraca. Então decidi pedalar, hoje eu tenho mais disposição, e até emagreci. O pedal só proporciona coisas boas”, diz. 

O Pedal Legal também é inclusão social. Jeferson Tiago, atleta e estudante, é deficiente físico. No entanto, nada o impede de se unir aos ciclistas e usar o esporte como um meio de superação por meio de competições e outros passeios ciclísticos que já participou. Incentivador nato do esporte, faz parte da equipe Caça Pedal. Para ele, o começo foi um pouco difícil, mas logo se habitou. “Pedalo há três anos. Foi difícil no início, mas logo me adaptei, porque os benefícios são inúmeros, um deles é ter saúde e disposição, além da gente se sentir bem. Quando começo não quero parar mais”, declara. 

O presidente da subseção de Samambaia, José Antônio de Carvalho, esteve presente e falou sobre a importância da integração que o evento traz aos advogados: “O advogado é muito ocupado no dia a dia e não tem tempo de integrar com o colega. Então, além de preservar a saúde, é uma forma de promover o aspecto social, para que ele realmente possa fazer novas amizades, sair dos escritórios, dos fóruns e conhecer outra forma de lazer e os advogados precisam estar atentos à saúde”, comenta. 

Os ciclistas pedalaram pelas avenidas da Samambaia Norte e Sul num clima de diversão. Contaram ainda com o incentivodos carros que passavam e buzinavam dando gritos de apoio aos Pedal Legal. No retorno ao Fórum, os ciclistas ganharam medalhas no formato da cidade de Samambaia. 

A próxima etapa tem data e endereço confirmados. As ruas da cidade do Morango também vão receber a alegria do Pedal Legal, a data do evento é 29 de Junho, em Brazlândia.

Ascom – CAA/DF