(61) 3347-0213
Home » Notícias » Social: Caixa de Assistência atende mulheres da Colmeia

Social: Caixa de Assistência atende mulheres da Colmeia

Nos dias 30 e 31 de maio, a Penitenciária Feminina do DF (Colmeia) recebeu os serviços da Caixa dos Advogados (CAA/DF).  As internas tiveram acesso aos serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de glicose, massagem terapêutica e lanche para um momento de conversa para descontrair.

Na segunda-feira (30), os atendimentos foram priorizados para as detentas que são mães e ainda amamentam, e na terça-feira (31) para as demais internas.

Patrícia Viliana, técnica de enfermagem colaboradora da CAA, comenta que o serviço oferecido é importante para ressocializar as mulheres presas: “Fiquei maravilhada pela recepção delas ao ter acesso a aferição da pressão e da glicose. Algumas não fizeram porque acharam que ia doer. Mas todas nos trataram bem. Nossa vinda aqui foi como um afago à elas por tirá-las da rotina”, comenta. Patrícia ainda comenta que os momentos de conversa com as presidiárias foram além de assuntos sobre saúde: “Nós conversamos sobre tudo. Elas se abriram com a gente, falaram sobre como é aqui dentro [presídio], as dificuldades sociais e sentimentais delas” disse.

A estudante de fisioterapia, Caroline Alves Couto, massagista da CAA, também comentou o que mais marcou nos dias de atendimento. “Uma das coisas que mais me deixou emocionada, foi ver elas se olhando no espelho, após o cabeleireiro e se vendo bonitas e arrumadas e ouvindo música e comemorando o simples fato de tomar água gelada, algo que comentaram não fazer há muito tempo”, comentou.

O presídio feminino do DF hoje tem capacidade para 514 pessoas e conta com uma unidade materno-infantil para 24 detentas. Por motivos de segurança, a direção da penitenciária não permitiu fotos das detentas.

Ascom – CAA/DF