(61) 3347-0213
Home » Destaques » Feira Nacional: Esporte, Saúde e Qualidade de vida marcam presença no encerramento da II Feira Nacional

Feira Nacional: Esporte, Saúde e Qualidade de vida marcam presença no encerramento da II Feira Nacional

Advogados se divertem e entram numa inesquecível disputa com atletas experientes de várias modalidades 

A diversão e descontração marcaram o terceiro e último dia da  “II Feira Nacional da Caixa de Assistência dos Advogados Inclusão: Instrumento Social de Transformação”. O encerramento foi realizado neste sábado (27) no estacionamento 12 do Parque Sarah Kubitschek (Parque da Cidade). Foram ministradas oficinas com profissionais da saúde, jogadores experientes das diversas modalidades bem como, professores e educadores físicos, brinquedos infláveis para as crianças e espaço gourmet.

O professor de Zumba Cézar Brito ministrou aulas da modalidade no evento e nos conta como a dança fitness pode ajudar o advogado, que costuma levar uma vida corrida, devido à profissão que escolheu. “Tem vários estudos comprovando que a dança, não só a Zumba, ajuda a combater o stress, a depressão, além de promover o relaxamento mental. Já se tornou uma atividade recomendada pelos médicos”, conta.

O Secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, reforça a importância de um profissional da área jurídica praticar uma atividade.” Não só o advogado, mas qualquer outro profissional deve levar uma vida saudável. Às vezes é complicado incluir novos hábitos na rotina devido à correria do dia-a-dia, mas com um pouco de esforço, dá pra integrar. E este evento, além de estimular bons hábitos, promove a integração”, conclui.

Segundo o presidente da CAADF e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência – CONCAD, Ricardo Peres, o objetivo da programação ao ar livre não é só trazer o advogado para pratica esportiva, mas sim, toda a família. “A ideia do evento é trazer o advogado e toda família. Quando nós criamos o projeto, observamos a necessidade de promover um momento onde toda família pudesse ser reunida. Foi quando surgiu a ideia de criar oficinas. Foi um evento maravilhoso, nossas expectativas foram superadas”, declara.

O presidente da Caixa de Assistência do Rio Grande do Norte, Thiago Galvão, faz uma avaliação positiva da programação.” Eu acho fundamental ter um espaço como este, para que nós possamos dividir com as nossas famílias um dia de lazer. É muito prazeroso estarmos aqui reunidos brincando com nossos colegas. Parabenizo a Caixa de Assistência do Distrito Federal pela festividade”, disse.

A doutora Ira Lima Fernandes, aluna da Zumba, também elogiou a programação.” Eu achei o evento organizado, animado e bem diversificado. Já fiz aula de yoga e agora vim pra Zumba. E ainda quero dar uma passadinha na quadra de vôlei [risos]”, conta a advogada.

Oficinas

O encerramento da II Feira Nacional trouxe atletas de auto rendimento para ministrar oficinas aos participantes. Nomes do vôlei como Emanuel, jogador de vôlei praticante da modalidade há 25 anos. Ele tem um total de 155 títulos, sendo três medalhas olímpicas (ouro em Atenas 2004, bronze em Pequim 2008 e prata em Londres 2012) e Leila Barros, jogadora da seleção brasileira, foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e Sydney 2000.

A medalhista conta que não poderia haver lugar melhor para incentivar a pratica do esporte. “O Parque da Cidade é o pulmão de Brasília. É um lugar muito emblemático. Desenvolver a pratica esportiva e a atividade física é muito importe. Esta iniciativa da Caixa, de tirar o advogado de dentro do escritório é muito válida. As pessoas estão precisando praticar mais esporte.” afirma a atleta.

Para Emanuel, o evento não é só incentivo à pratica de uma atividade física, mas, também, uma reflexão sobre a causa do esporte.” Nós estamos vivendo um momento pós olímpico, e quanto mais pessoas engajadas, melhor. Aqui [no evento] nós vamos ter uma experiência sobre a prática do esporte, porém, eu acredito que é uma oportunidade para abrir precedentes para um futuro questionamento: apesar de se ter tantos atletas bons, como é difícil se tornar um competidor,” avalia Emanuel.

O ciclista Luciano André Mendonça Pagliarini, hoje aposentado, também marcou presença na II Feira Nacional da Caixa de assistência dos Advogados. O atleta foi considerado um dos melhores ciclistas brasileiros, sendo o primeiro a vencer uma etapa de uma corrida do UCI ProTour. Luciano apresentou o mini circuito pedal, e fala do grande número de atletas com potencial que praticam a modalidade na Capital. “Brasília é um celeiro de grandes atletas. Muitas provas famosas do passado eram realizadas aqui e algumas até hoje. Nos meus 25 anos de esporte, encontrei muito brasiliense por aí pedalando”, conta.

As oficinas do vôlei tiveram que dividir a areia com uma modalidade que vem chegando de forma discreta, mas que tem atraído muitos adeptos: o beach tênis. A CAADF promove um campeonato da modalidade e o número de competidores é alto, na oficina da Feira Nacional, não foi diferente. As aulas foram ministradas pelo o carioca Vinícius Rodrigues Font, mais conhecido como Vini Font.

O atleta foi o primeiro brasileiro a chegar ao topo do ranking mundial de beach tênnis. Vini conta sobre o número de atletas que a modalidade tem atraído.” Quando se fala no beach tênis, as pessoas logo associam com praia. Porém, aqui [Brasília] não tem praia e é onde tem o maior número de atletas da modalidade. A galera aqui é viciada. No campeonato que eu participei ano passado, em Aruba, o maior número de brasileiros era daqui de Brasília, pra se ter uma ideia”, conta.

Contribuir para formação completa do profissional do direito para exercer com mestria a mais bela das profissões, que permite ao advogado defender seu semelhante e contribuir para o aprimoramento da nação e das instituições, é o principal objetivo da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados – CONCAD, em parceria com as 27 Caixas de Assistência dos Advogados e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. A II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados Inclusão: Instrumento Social de Transformação foi a evidência deste proposito.

Ascom – CAADF