(61) 3347-0213
Home » Notícias » Novo estacionamento começa a ser construído: mais vagas para servidores, advogados e usuários

Novo estacionamento começa a ser construído: mais vagas para servidores, advogados e usuários

por TJDFT

Em atendimento ao pleito do Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, por uma solução para a carência de vagas para veículos no entorno do Tribunal, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, no dia 26 de fevereiro, às obras de construção de um estacionamento adjacente à poligonal do Parque da Cidade, próximo ao bloco B do Fórum de Brasília e à sede do MPDFT.

O estacionamento é fruto de tratativas entre o Presidente do TJDFT com órgãos do GDF, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Caixa de Assistência ao Advogado do DF (CAA/DF).

A previsão é de que o novo estacionamento tenha aproximadamente 300 vagas para veículos, que atenderão servidores(as) do TJDFT, MPDFT e advogados(as).

Novo estacionamento

No transcurso da atual gestão do TJDFT, por determinação do Gabinete da Presidência, a então Assessoria de Relações Institucionais, em conjunto com a SESI/TJDFT, intermediou tratativas com órgãos do GDF, com o MPDFT e a Caixa de Assistência ao Advogado do DF (CAA/DF) para viabilizar a revitalização do estacionamento 1 do Parque da Cidade e a utilização por advogados e servidores do TJDFT e do MPDFT. Parte dos serviços de revitalização foram efetivados pela NOVACAP.

Em 14 de abril de 2023, o Presidente Cruz Macedo recebeu o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF e apresentou a ideia de construção de um estacionamento adjacente à poligonal do Parque da Cidade, próximo ao bloco B deste Tribunal e à sede do MPDFT. O Secretário ficou de submeter a ideia à sua área técnica.

Já em 25 de maio de 2023, ocorreu reunião na sede da Casa Civil do GDF, na qual a Secretaria de Relações Institucionais do TJDFT retomou as tratativas com os órgãos técnicos do GDF e informou acerca da ideia de construção do novo estacionamento. Naquela oportunidade, o Subsecretário de Parcerias e Concessões da Secretaria de Mobilidade do DF se comprometeu a estudar uma proposta para o projeto.

No dia 13 de julho de 2023, o Presidente Cruz Macedo recebeu representantes da Secretaria de Mobilidade do DF, oportunidade em que foi apresentado croqui do estacionamento, inclusive com o dimensionamento de vagas.

Por fim, em 12 de setembro de 2023, o Secretário de Obras e Infraestrutura do DF esteve em reunião com a Presidência do TJDFT, ocasião em que detalhou como se dariam  as obras e os próximos passos para a sua implantação, que teve início em 26 de fevereiro de 2024.