(61) 3347-0213
Home » Destaques » Doar sangue salva vidas, confira as informações!

Doar sangue salva vidas, confira as informações!

Quer ser um doador de sangue? Confira as condições básicas:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
  • Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
  • Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições no site do hemocentro;
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe. Também são aceitas as versões digitais dos documentos em aplicativos oficiais: carteira nacional de habilitação digital, e-título, registro geral digital e carteiras de classe digital. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento ou prints de tela e fotos de documentos;
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar duas horas antes da doação.

IMPORTANTE:

  • Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
  • O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar.
  • Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

O Hemocentro está atendendo somente doações de sangue agendadas. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações. Clique AQUI e agende sua doação de sangue no hemocentro!

Ah, lembramos que nada de jejum! É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação.

Fique atento a algumas precauções:

  • Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
  • Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.

O que impede a doação?

Os impedimentos à doação não se limitam às situações aqui descritas. As informações disponibilizadas nesta página não excluem a necessidade de avaliação por um profissional de saúde no dia da doação. Caso necessite de mais informações sobre os critérios de aptidão para doação de sangue, entre em contato com a triagem clínica do Hemocentro pelo telefone (61) 3327-4416.

São realizados exames sorológicos (HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas) em todas as doações de sangue, porém existe um período denominado janela imunológica (ou sorológica) em que uma pessoa pode estar infectada e não ser detectado pelos exames. Por esse motivo existem prazos prolongados após situações de risco aumentado de exposição a vírus ou bactérias que possam ser transmitidos pela transfusão de sangue.

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus (Covid-19), assim como quem retornou de viagem internacional recente, fica impedido de doar sangue por 14 dias. Esse prazo também se aplica aos candidatos com febre ou sintomas respiratórios (tosse, irritação ou dor na garganta), após o desaparecimento completo desses sinais.

Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar à doação de sangue.