(61) 3347-0213
Home » Notícias » Nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence

Nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence

As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.

José Paulo Sepúlveda Pertence nasceu em Sabará, em Minas Gerais. Foi nomeado para o STF em maio de 1989, pelo então presidente José Sarney. Permaneceu no cargo até 2007, tendo presidido a Corte entre 1995 e 1997.

Pertence, que foi casado com Suely Castello Branco, falecida em 2016, deixa filhos.

O presidente da OAB/DF, Delio Lins e Silva Jr. destaca que é dos pioneiros da advocacia no Distrito Federal.

“O ministro Pertence foi e sempre será um grande exemplo de pessoa, advogado e homem público e deixará um grande vácuo no mundo jurídico do país. Era extraordinário em tudo que fez. Democrata, jurista excepcional, habilidoso na política, devotado à família. Um exemplo para todos nós. Desejo, aos meus amigos, familiares Evandro e Eduardo, seus filhos, que Deus conforte os corações de toda a família e fiquem as boas lembranças e seu eterno legado de profundo defensor do estado democrático de direito”, diz Délio.

Amor pela advocacia

Jurista, Professor, Procurador-Geral da República, Ministro do STF e fundamentalmente Advogado, como gostava de ser lembrado, Sepúlveda Pertence exerceu a profissão de 1969 a 1985, em Brasília, voltando à advocacia após sua aposentadoria.

Foi conselheiro da Seccional da OAB/DF de 1969 a 1975; membro do Conselho Federal da OAB, como delegado do Distrito Federal, de 1967 a 1985; e Vice-Presidente da OAB (Conselho Federal), de 1977 a 1981. Sua passagem entristece os colegas de advocacia.

Homenagens a ele serão prestadas no velório que ocorrerá no Salão Branco do STF, amanhã, segunda-feira (3/7), a partir das 10h.

O sepultamento será às 16h30, na Ala dos Pioneiros do Cemitério de Brasília.

Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as).

Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF