(61) 3347-0213
Home » Destaques » Seja um doador de médula óssea! Confira aqui as informações.

Seja um doador de médula óssea! Confira aqui as informações.

Quer ser um doador de medula óssea? Confira as condições básicas:

Condições básicas

Como se cadastrar

O atendimento para cadastro como doador voluntário de medula óssea é realizado mediante agendamento prévio. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações. Agende seu atendimento individual pelo site agenda.df.gov.br. Esse serviço não é agendado por telefone.

O interessado deve comparecer ao Hemocentro de Brasília, no dia e horário em que estiver agendado, com seu documento de identidade oficial com foto.

Será retirada uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador. Essas informações e os dados cadastrais do doador são enviados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Os dados do doador serão constantemente cruzados com os dados de pacientes que necessitam de transplante para verificar a compatibilidade. O doador permanece no registro nacional até completar 60 anos de idade. Por isso, é importante manter os dados pessoais atualizados, principalmente os telefones de contato, no site redome.inca.gov.br.

Horários de atendimento e tempo de espera

O atendimento para cadastro para doação de medula óssea é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O horário para o início do atendimento deve ser agendado previamente e o tempo do registro até o fim da coleta é estimado em 30 minutos.

Prioridades de atendimento

Pessoas com deficiência, conforme previsto em lei.

Comprovante de cadastro

A carteira de doador de medula óssea é emitida pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Três dias úteis após o cadastro no Hemocentro, é possível acessar e baixar a carteirinha e a declaração de doador pelo aplicativo do Redome. Procure por “Redome” na loja de aplicativo do seu celular. O app é gratuito e está disponível para aparelhos Android e iOS.

Como é feita a doação de medula óssea?

No Hemocentro de Brasília, é feito apenas o procedimento de coleta da amostra de sangue e o envio das informações cadastrais e genéticas do voluntário ao Redome (saiba mais aqui). A doação de fato e o transplante de medula óssea não ocorrem no Hemocentro.

Para detalhes sobre como a medula óssea é extraída do doador e outras dúvidas sobre o procedimento, acesse o site do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Transporte

A Linha Vermelha é o transporte gratuito que faz o percurso de ida e volta entre o Hemocentro e a Rodoviária do Plano Piloto, de segunda a sexta-feira.

Os veículos são identificados com a logomarca do Hemocentro. Veja abaixo todos os horários:

Saída do Hemocentro: 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h.

Saída da Rodoviária: 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30.