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Novembro Azul da CAADF oferece mais de mil vales para realização de exames e consulta gratuitos

A OAB-DF e a Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF) promovem neste mês a campanha Novembro Azul. Nesta edição, além do trabalho de conscientização e divulgação de informações a respeito de cuidados com a saúde do homem e da prevenção e tratamento de doenças masculinas, serão oferecidos mais de mil vouchers que dão direito à realização de exames preventivos e consultas. Os vouchers disponibilizados na campanha são de dois tipos. Um deles dá direito à realização do antígeno prostático específico (PSA) livre e total. O outro, permite uma ecografia de próstata e uma consulta clínica.

O presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, falou sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e chamou a atenção para a gravidade do problema. De acordo com o INCA, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes de câncer, quando não são levados em consideração os tumores de pele não melanoma.

“A campanha pretende atuar com diferentes abordagens para que possamos lidar com a questão de forma ampla. Ao longo do mês, divulgaremos informações para combater o preconceito em torno do câncer de próstata. Além disso, os exames laboratoriais e a consulta médica são meios para que possamos atuar na chave da prevenção. Há dados bastante contundentes sobre as chances de cura em casos de diagnóstico precoce da doença. A prevenção é a nossa melhor aliada nessa luta, vamos abusar dela”, disse Athayde.

Requisitos para o benefício
Os vouchers podem ser emitidos durante todo o mês de novembro. Até o dia 8 de dezembro, eles podem ser usados nas instituições parceiras nesta campanha. São parceiros da CAADF neste Novembro Azul o laboratório Sabin e a Clínica Miletto Urologia e Especialidades. Depois do dia 8 de dezembro, os vouchers perdem a validade.

Qualquer advogado com 50 anos ou mais de idade e inscrito na OAB-DF (originária ou suplementar) pode emitir vouchers para realização da consulta e dos exames. Advogados com idade a partir de 45 anos até 49 anos também podem emitir os vouchers, desde que comprovem a incidência de histórico familiar de câncer de próstata por meio da apresentação de relatório médico. O benefício se estende para pais e filhos de advogados regularmente inscritos na OAB/DF e cônjuges de advogadas inscritas na seccional que atendam aos critérios exigidos.

Para emitir o voucher é necessário enviar um e-mail para o endereço novembroazul2023@caadf.org.br com a carteira da OAB/DF e documentos necessários para comprovar os requisitos. No caso de cônjuges, pais e filhos, além da carteira da OAB/DF, é necessário anexar documentos que comprovem o vínculo e demais requisitos.

Após a checagem da documentação, serão enviados dois vouchers ao solicitante habilitado. Um para realização dos exames laboratoriais no Sabin e um para consulta e ultrassonografia na Clínica Miletto Urologia e Especialidades. Em posse dos vouchers, é necessário agendar a consulta e comparecer ao Sabin e à clínica para realização dos exames.

O PSA exige alguns requisitos para sua realização: não ter ejaculado e não ter feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta, corrida, aeróbica ou praticado equitação nas 48 horas anteriores à coleta de sangue.

Segundo o INCA, tomando como recorte o triênio que vai de 2023 a 2025, o número estimado de novos casos de câncer de próstata no Brasil é de 71.730. Isso corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Entre os homens, é o câncer mais incidente no Brasil em todas as regiões do país. Na região centro-oeste, o risco estimado é de 61,60 casos a cada 100 mil homens.

Identidade visual
A CAADF adotou uma simpática caricatura como símbolo desse movimento pela promoção da prevenção: o bigode. A logomarca, em tamanho gigante, foi instalada na sede da entidade, na Asa Norte, e funcionará como uma referência que não deixa esquecer. O bigode simboliza a maturidade e a experiência que permitem enxergar com mais clareza a questão do câncer de próstata livre de preconceitos. Ele será a marca da campanha e um emblema que transmite a ideia de um movimento de prevenção que se espalha. Onde tem o bigode, tem prevenção.